Publicações

Economia Criativa em Territórios Sagrados

Publicado em : 28/03/2016

Criatividade e novos sentidos: Viva o Cemitério Santana!

Um ambiente criativo é um ecossistema sensível e estimulante para que a imaginação e as ideias surjam. Numa cidade criativa é imperativa a participação pública no espaço urbano e que as ações sejam igualmente criativas. Os recursos culturais de uma
cidade assumem particular destaque nesse contexto.

Cemitérios são espaços sagrados e emocionais, mas ao mesmo tempo eles são testemunhas da história local para cidades e vilarejos. Por que não inseri-los numa estratégia mais ampla no desenvolvimento econômico de forma respeitosa e inovadora, pela regeneração e reinvenção de um espaço urbano, aberto para as pessoas?
 

O Projeto Santana Cemitério Art Déco nasceu com a parceria da incubadora Goiás Criativo, voltado para ações da Economia Criativa em Goiás e nos leva a refletir sobre a viabilidade (tamanho, acesso, design) e a vitalidade do lugar (perfil das atividades,
pulsação), tudo isso aliado a uma boa estratégia e tática.


O Cemitério Santana como lugar vivo, viável e sensível. Cemitérios fazem parte do nosso patrimônio tangível (obras, esculturas, gravuras) e do patrimônio imaterial, fornecendo um quadro que envolve hábitos e práticas relacionadas com a vida e a morte, as sensibilidades da humanidade. Caminhar pelo Cemitério Santana é uma redescoberta de Goiás e do rico patrimônio cultural goiano que ali descansa, em uma viagem com um novo sentido: pelo espaço, tempo e história. Novo sentido que nos apresenta atividades econômicas muito interessantes a ser como o turismo cultural e criativo.

Um exemplo é a Rota Europeia de Cemitérios, composta de 67 cemitérios em 54 cidades de 20 países europeus. É uma proposta de promoção do turismo e do patrimônio, através do qual os cidadãos e visitantes entram em contato e interagem com a importante herança cultural refletida nos cemitérios. A tecnologia potencializa essa visita como já acontece no aplicativo da Rota que propicia mais informações e experiências nessas andanças.


Assim como os famosos cemitérios de Paris, de Buenos Aires e outras cidades, o Cemitério Santana é uma riqueza de Goiânia e uma potencialidade. Túmulos de bronze, mármore e granito. Esculturas, mausoléus, capelas, imagens de santos e outras que representam a justiça. Histórias, mistérios e curiosidades. A arte está expressa em cada túmulo, em cada detalhe, com várias influências.

Outra possibilidade de sustentabilidade econômica, ambiental, cultural e social é a ocupação pelas atividades culturais, como já acontece em Parelheiros, São Paulo, no Cemitério da Colônia, onde foi criado um ponto de cultura. Ousadia com respeito foi a característica da mostra realizada no cemitério da Consolação, também em São Paulo, o "Cinetério", em parceria com a Cinemateca Brasileira, que, apresentou o tema Clássicos do Horror Brasileiro.

O projeto Cemitério Santana Art Déco, traz o desafio de estimular uma mentalidade ativa, engajada, produtiva e criativa. Assim, visa amplificar a relação entre criatividade e a promoção de desenvolvimento urbano, entre pessoas, o tempo e o espaço.

Conhecer as riquezas guardadas por trás dos muros do Santana, é uma imensa oportunidade de estimular a economia criativa em Goiânia, reabilitando uma área de convívio, repleta de atividades, gerando ocupação, renda e vida. Uma descoberta de
novos sentimentos e sentidos. Viva o Cemitério Santana!


*artigo foi publicado em sua versão original na publicação "Santana Cemitério Art Déco
- Fashion Cemetery" - março/2016

Para ver mais sobre esse conteúdo acesse:

http://www.goiasagora.go.gov.br/goias-criativo-participa-da-celebracao-do-projetosantana/
http://culture-routes.net/routes/the-european-cemeteries-route
http://culture-routes.net/news/european-cemeteries-route-explore-cemeteries-routemobile-guide
http://www.blogacesso.com.br/?p=8364

Cartografia do Audiovisual Cearense

13/06/2016 Veja mais

O Nomadismo e a Economia Criativa

13/04/2016 Veja mais
download

Música Independente - Estudo e mercado

download

Produção Audiovisual - Estudo de mercado

Economia da Cultura – reflexões e propostas

desenvolvido por GOSites